quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

B-sides Fashion Week - Day1

Durante essa semana de Rio Fashion Week vou dar meus pitacos, como designer e dando uma de crítica de moda, nas coleções apresentadas. Espero que entendam e gostem dos meus comments! Análises baseadas nos quesitos de criatividade, inovação, contexto da coleção, contexto com o tema e estética.
Desculpe se eu falar alguma coisa que não concordem. Imprimirei um pouco do meu gosto pessoal também, né...não dá pra ser imparcial e nesse momento nem quero ser ;)

Nesta 3af, tivemos o seguinte:


Alessa abrindo o Fashion Rio as 18h com mais uma coleção que sempre vem com uma fórmula pronta entra semestre e sai semestre, entra ano e sai ano, entra verão e sai inverno.
O tema da coleção era Lar Doce Lar, com seus nomes sempre fazendo um trocadilho engraçadinho, desta vez suas inspirações vinham dos doces, cupcakes e chocolates.
Nesta imagem podemos ver o colar acessório que muito lembra o da sua coleção sobre comidas e pratos, eram colares comestíveis com balas, mas com o mesmo design e colorido deste da foto.
Alessa vem mais uma vez com sua fórmula criativa fácil.
-Pegar as mesmas modelagens de sempre e acrescentar as silhuetas-tendências.
-Fazer estampas a partir de imagens e repeti-las em formas espelhadas. Óbvio outra vez. E estampar em cetim fluido, tecido que valoriza qualquer peça de modelagem ampla. E isso sempre vemos muito em seus desfiles.
-Pegar icones na coleção e criar dizeres engraçadinhos para vender t-shirts: Dessa vez foi o cupcake que já enjoou muita gente e sem graça escrito 'humm' ou 'yes' em outros momentos. Tudo bem que não exigiria um cupcake daqueles com marshmallow, cerejinhas ou confeites, ai seria mais óbvio ainda!
Meu conceito: ***


Filhas de Gaia com o tema que eu já gostei "Romances policiais de Agatha Christie; mulheres misteriosas “vestidas para matar”.
A ambientação de portas de um hotel em numeros art dèco, transmitiu muito bem a atmosfera de suspense com muitas transparências e mistério, indossados com as roupas em alfaiataria e toques masculinos como os detalhes de gravatas.
Certos detalhes nas pernas (especie de cinta-liga-elástico) lembram uns elásticos que bancários da década de 40 usavam para segurar as mangas de suas camisas ao contar dinheiro em seu ofício.
A produção de moda colocou em alguns momentos jóias de camaleões cravejados de brilhantes, icone clássico de um bandido, o camaleão transmite mistério, mais uma simbologia que ajuda a montar o cenário e a contar a história do tema proposto.
Decotes em V profundos e caimentos fluidos com fendas e sensuais passam realmente a ideia de que essas mulheres estão decididas e vestidas para matar!
Meu conceito: ****


Melk Z Da
Tema: Mitos e lendas da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, terra natal do estilista; Lenda de Alamoa, que fala de uma mulher que andava seminua pela ilha com seus cabelos longos arrastando pelo chão.
O desfile ficou muito em cima do mote roupas-cabelo. Algo que, pelo menos eu, não curto.
Muito óbvio numa coleção como essa. Acho que a lendinha da mulher do cabelo poderia ter sido mais bem aproveitada com um pouquinho mais de criatividade, ou pelo menos os cabelinhos sintéticos poderiam ficar só nos acessórios ou numa uniformidade maior dentre as roupas.
O desfile começou logo com umas sobreposições muito mal feitas que não valorizam a mulher em nada. Não vi beleza ali. Umas texturas de tecidos de tapeçaria em sobreposições incharam as modelos neste momento.
Também acontecem momento bonitos no desfile como este vestido e outros trabalhados, bordados e com vazados interessantes e este vestido vaporoso com efeitos de estampado em azul, que foi estragado pelos acessórios e esse cintinho muito feio que apareceu em vários looks, do cabelinho pendurado.
Meu conceito: **



Patachou
Com seu tema de Filmes clássicos de suspense e seu clima sóbrio e misterioso, o desfile foi bem isso. Sem muita riqueza de cores nem inventividade, apenas riquezas de texturas. A modelagem bastante reta e em alguns momentos moulages nos vestidos em dourado e experimentação de volume e formas.
O detalhe principal da coleção fica para o tramado trançado dos sapatos que apareceram em preto e cinza, inspirado nas treliças do filme "Janela indiscreta" do suspense de Hitchcock.
Meu conceito: ***


fonte: ffw

2 comentários: