terça-feira, 9 de agosto de 2011

PhotoSínteses: E esse tal de Megapixels, DPI etc e tal???

Olá pessoas!!!

Quem nunca procurou “a câmera”, aquela que tivesse a maior quantidade de megapixels do mercado, heiiiin? Pois bem, perdeu tempo, o lance não é quantidade dessa tal de megapixels...

E, quem nunca foi imprimir uma imagem e não entendeu porque no papel estava cheio de pontinhos e na tela do computador estava bonitona?!

Isso acontece o tempo todo, comigo já aconteceu alguma vezes... Mas vou tentar explicar pra vocês um pouco do que se passa... Porque para mais detalhes perguntem pro seu amigo: nerd,troll, geek mais próximo! – eles são sempre os que nos salvam!

Nerds sempre nos salvam – TBBT , os melhores

Resolução ou DPI ???

DPI (Dots per Inch, ou pontos por polegada)- o DPI é o que nos dá uma resolução pra imagem, isto é, uma imagem é formada de pontos, cada ponto tem uma cor e juntando vários pontos chegamos a uma imagem completa. Quanto mais pontos em um espaço, mais detalhes teremos na imagem, isso é a tal da resolução.

E esses pontinhos são os Pixels que são os pontos em uma tela de computador ou da televisão, por exemplo.


Foto: Dica de fotografia

Na prática:

Quero colocar uma foto digital na internet, por exemplo: quero que ela seja “leve” e não perca a qualidade! Vamos lá: se abrirmos o Ps e formos em Image Size - Document Size - Resolution a resolução poderá ser de 72 DPI, isso faz com que a imagem fique “menos pesada” e esta é a resolução das telas em geral.

Mas se formos ampliar essa imagem, para uma impressão de boa qualidade devemos deixar sempre em 300 DPI, pois os pontos quando são impressos ficam mais juntos e assim garantimos mais qualidade da imagem final.

O famoso megapixels!

Um megapixel(MP) equivale a um milhão de pixels(pontos!), a quantidade de Megapixels define o tamanho máximo de ampliação de uma imagem sem diminuir a sua qualidade.

Na verdade, o que define a qualidade da imagem numa câmera digital é um sensor, que faz a captação de luz do objeto fotografado e vai transformar essa informação em pixels, gerando a imagem digital.

Câmeras profissionais ou semiprofissionais têm sensores melhores e mais complexos (até porque têm maior espaço físico para abrigar os sensores), e por isso produzem imagens melhores, mais nítidas e com cores mais vibrantes.

Por outro lado, câmeras compactas e de celulares têm sensores de qualidade inferior. Quanto mais megapixels o sensor é forçado a captar, mais calor ele produz, o que acaba gerando ruído na foto. Isso acontece, pois o sensor não tem capacidade suficiente para captar tantos pixels com a mesma qualidade.

A grande questão é que a quantidade de pixels de uma imagem não tem influência sobre a qualidade da imagem, mas sim sobre a ampliação que será possível realizar com ela.

Nesta tabela podemos ver a quantidade de DPI, Megapixels e tamanho de impressão adequado:


Qual é a moral da história?

Caso você só coloque fotos na internet, você pode tirar com poucos megapixels. Assim como as fotos que você queira pra impressão, a única coisa que vai mudar é o espaço de memória do seu computador, que vai aumentar bastante !!!

Se você procura melhor desempenho de bateria e menor custo vá nas câmeras com sensor CMOS. Se dá prioridade à qualidade e nitidez vá nos sensores CCD. Se suas fotos só vão ficar no computador, em álbuns online ou serão impressas em até 10x15cm um pequeno sensor de uma compacta é o suficiente. Para fotos que tenham uma qualidade de impressão superior aposte nas semi-profissionais para cima.

Dica:

Se você trabalha com algo que um dia possa querer ampliar uma imagem, tipo: moda, design,artes etc – priorize tirar as fotos em alta qualidade, pois nunca se sabe o dia que um trabalho poderá surgir da sua imagem.

Pra ouvir

Pra quem quiser ouvir umas dicas de fotografia, tem este postcast muito bom do pessoal do Jovem Nerd: nerdcast

Bons clicks e divirtam-se!

Fontes:

Dicas de Fotografia

Tecmundo

Clube do hardware

Jovem Nerd


Post por Magda Rebello

Fotógrafa

http://www.magdarebello.com.br/



E aproveitando o tema fotografia, olha o que vai rolar com a equipe B-sides e que você também poderá participar:

Vamos fazer um ensaio fotográfico com os modelitos confeccionados do projeto B-sides+ Mantô Brazil!

Queremos a ajuda de vcs para achar um set para o ensaio!!!

O/A autor/autora da sugestão que mais gostarmos e escolhermos, poderá ir conosco para assistir e participar do ensaio, se quiser, como assistente!

Obs: O local tem que ser no RJ/RJ, deverá ser um local florido e/ou urbano.

Até agora temos: Jd. Botânico/ CADEG/ Parque Lage, quem dá mais idéias?!

Depois faremos uma votação na fan page do B-sides Fashion

Equipe:

Fotógrafa: Magda Rebello

Estilista e produtora: Louise Marques

Estilista e coordenadora: Raquel Provenza



Acesse essa nota no facebook e deixe sua sugestão para nós!

Se preferir, deixe um comment neste post também!


Todas as sugestões serão anotadas junto aos nomes dos autores delas!

Obrigada por participarem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário