terça-feira, 20 de março de 2012

PhotoSínteses: Fotos noturnas


Olá pessoas!

Fotos noturnas são difíceis de fazer, porém não impossíveis, tem certas coisas que só a luz pode fazer por você... Então, relaxa, respira fundo e arranja um tripé que no fim tudo dá certo!



Vamos que vamos

Primeiro de tudo: coloque na função noite da sua câmera costuma ser o símbolo de uma LUA.

 Para objetos parados, como carros, placas, fachadas, casas, use um tripé, assim evitará que a foto saia tremida.

Evite usar o zoom em fotos noturnas, a tendência é que fiquem tremidas.

Quando usado o flash nas fotos noturnas, lembre-se que nas máquinas não profissionais, o alcance do flash é pequeno então, as fotos precisam ser tiradas no máximo de um metro a três metros de distância do objeto.

Procure lugares iluminados, que possuam uma luz extra, seja uma luz colorida ou algo que tenha um efeito sombreado, enfim, use sua criatividade.

Um bom horário para fotografar é pouco antes do cair da noite ("hora mágica”), quando o céu ainda está levemente iluminado pelo sol e é possível avistar o contorno das construções no horizonte; ao mesmo tempo, a luz gerada pelos postes e faróis dos carros já se faz presente, e o contraste entre os diferentes tipos de iluminação resulta em imagens fantásticas.

Configurando a câmera

Qual o valor de ISO escolher para esse tipo de foto? O ideal é utilizar um valor mais baixo (entre 200 e 400), para evitar a formação de pontos coloridos nas imagens( ruídos). Coloque numa velocidade baixa  1” em diante. Apóie a câmera em algo bem firme e  fotografe. Uma dica: às vezes o próprio aperto do click da foto treme a câmera. Coloque no timer e deixe que a câmera fotografe automaticamente.


Muita calma nessa hora

Fotografia noturna não é algo simples é uma sequência de tentativas de erros e acertos, tem que ter muita paciência!!! Não existe uma fórmula infalível que você possa seguir. Porém o segredo é não desistir, conhecer melhor sua câmera e se divertir!!!


Divirtam-se e bons clicks!!!

 Fontes:


Post por Magda Rebello
Fotógrafa e Artista Plástica
Curso de fotografia, acesse aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário